quinta-feira, novembro 09, 2006

É uma Banca portuguesa com certeza

A propósito da apresentação e debate do orçamento na assembleia da república, o Governo anunciou de surpresa e de forma atamancada e avulsa um conjunto de medidas que na prática vão fazer com que a banca pague mais impostos, nomeadamente IRC.
Parece-me que o Sócrates para tentar calar o povinho e mostrar que, não parecendo, até é de esquerda tira da cartola estas medidas, que me parecem justas, mas mais uma vez pela forma e pelo momento em que aparecem cheiram a populismo e a migalhas para calar o bloco e a ala esquerda do PS.
Quanto ao conteúdo das medidas aí são outros quinhentos. Os nossos amigos banqueiros, supostos doutores em números, tinham uma forma particularmente criativa de fazer arredondamentos nas taxas de juros, prejudicando os seus Clientes em centenas de Euros por ano. Obviamente que agora não estão dispostos a corrigir o que roubaram anos e anos a fio.
Para além disso a Banca portuguesa paga em média, retirando a CGD, 12,7% de IRC, quando as outras empresas "NORMAIS" pagam 25%!
Comparando com outros países da UE, como a Espanha ou França, a Banca portuguesa paga consideravelmente menos impostos que as suas congéneres europeias!
Isto tudo acontece obviamente dentro da lei, que os gajos não são estúpidos e têm um batalhão de fiscalistas a analisar as leis vírgula a vírgula optimizando assim o seu "planeamento fiscal".
Esta descriminação positiva acontece também porque a natureza do negócio da Banca permite utilizar uma série de instrumentos (constituição de provisões, off-shore da Madeira, etc) que na prática fazem baixar a taxa de imposto efectiva destes mamões.
É claro que tudo isto se justifica pois é a única forma de ainda termos Bancos "portugueses" (who cares?) competitivos e toda a gente sabe os reduzidos lucros que periodicamente apresentam.

2 comentários:

LA disse...

Dizem que a medida não vem mudar muito, mas já não é mau! Apesar das críticas, o Sócrates tem mudado umas coisas, mais do que os outros, parece!
E os dos bancos ainda vêm com ameaças, que cabrões! O pessoal devia mudar todo para CGD e depois queria ver o que os gajos iam fazer! Filhos da puta, chulos, cabrões!

Anónimo disse...

I second that motion....

SUPA...