sábado, novembro 04, 2006

Os limites da Arte

Aqui há uns tempos vi-me envolvido numa discussão de café à volta do tema dos limites da arte e do que é uma obra de arte. De um lado dois "artistas" do teatro, um encenador e um actor, completamente histéricos, reclamavam a ideia de que a Arte é comunicação, partilha e portanto uma obra de arte só existe, se houver público ou um receptor da mesma. Desdenhavam com todas as forças essas pessoas que criavam para elas próprias ou para círculos de amigos, numa lógica de masturbação intelectual inconsequente.
Do outro lado uma jovem estudante de filosofia tentava desviar-se dos perdigotos saídos das bocas daqueles teatreiros e contra-argumentava que uma obra de arte é simplesmente uma ideia materializada de forma desinteressa ou sem um fim prático, ou seja, a questão que se coloca é a seguinte, será que se Leonardo da Vinci tivesse guardado a Mona Lisa e nunca ninguém a tivesse visto, ela continuaria a ser uma obra de arte?
Isto cheira-me a uma daquelas conversas que começam na 5ª superbock e terminam com os oponentes a tombar copos e a serem expulsos do café sem que se chegue a qualquer resultado prático...
O ponto de vista da jovem estudante agrada-me porque é mais abrangente e perspectiva a criação artística como uma acto puramente individual e egoísta, desligado do público, sem uma finalidade prática que não seja a da própria satisfação do artista, o que a meu ver é a única forma séria de criar algo descomprometido, subversivo e honesto.
Por outro lado a definição é tão abrangente que o apuradíssimo guisado de míscaros que eu "criei" na semana passada poderá equiparar-se às "Demoiselles de Avignon".
A criação artística é um acto individual, disso ninguém discorda, mas será que é necessário que alguém se emocione, sinta ou perceba um objecto para que este possa ser considerado uma obra de arte?

23 comentários:

Anónimo disse...

Para se dizer que uma obra de arte só existe no momento em que tem um publico para considerá-la como tal, parece-me que este princípio teria de ser aplicado aos objectos em geral. Analogamente seria dizer o mesmo que aquele argumento (cliché) filosófico “se uma árvore cair no meio da floresta e não estiver lá ninguém a assistir, será que ela produz algum som?”
Pois bem, eu digo que se o Leonardo da Vinci tivesse empacotado a Mona Lisa, e tivesse sido ele o único a desfrutar dela, ela não deixaria de ser uma obra de arte; isso seria fazer depender a existência de um objecto, da observação humana. Se assim fosse, poder-se-ia dizer que as coisas em geral têm existência física porque as observamos, e não, que as observamos porque elas existem. Será que na blogosfera existem blogs cuja existência é unicamente do conhecimento do próprio autor? Mas se assim for, será que existem? Será que podem ser considerados blogs? Tenho dito…

LA disse...

Para mim, um bom guisado da-me mais prazer que muitas obras de arte! E um bom guisado so nao e considerado uma obra de arte porque depois de comido nao pode vir a ser exibido num museu ou vendido por 100 milhoes de euros a um milionario japones. Como dizia o pipi, ate algumas fodas deveriam ser preservanas nos museus! Sim, que nos toca mais, um Picasso ou uma boa foda?
Tambem acho que o criador quando esta entretido a criar (eu falo por mim!) nao esta a pensar em ninguem, apenas no gozo que lhe esta a dar a tal fazedura, embora haja pessoas que digam que os melhores albuns dos Stones sao os ao vivo, onde o publico a puxar pelos artistas, parece que os inspira. E se os gajos eram do teatro, ainda por cima portugues, um gajo compreende, ninguem se poe a representar para uma plateia vazia.
luis

jcb disse...

Lamento vir com alguma prosa no meio de tanta poesia: mas a Arte precisa de caução, precisa de ser «validada», precisa de um discurso teórico que a reconheça como tal. Claro que a Mona Lisa não deixaria de ser uma obra de arte se tivesse sido empacotada e escondida dos nossos olhos: mas não tinha «existência verdadeira enquanto obra de Arte» se ficasse na parede duma sala para usufruto de duas ou três pessoas néscias e adeptas do Barreirense aos sábados à noite. Claro que os grandes poetas que esconderam os seus poemas nas gavetas produziram tão boa literatura, ou melhor, do que muito que se publicou: mas, lamento, as térmitas, ou uma ocasional formiga, ou uma barata divagante que por ali fosse ao armário, não chegam para caucionar essa poesia e trazê-la aos olhos do mundo. Nós todos, está-se mesmo a ver, haveríamos de usufruir imenso da Mona Lisa se a Mona Lisa estivesse guardada numa cave onde, de tempos a tempos, um revendedor de retrosaria a olhasse como quem olha o cu duma girafa dos Andes... Quanto a uma foda ser uma obra de Arte - sim, claro, ou mesmo um guisado: a Arte efémera é hoje reconhecida como Arte ela-mesmo. Mas as fodas costumam exercer-se num universo muito (ou relativamente...) privado: são obras de Arte, quando são, claro, mas não é legítimo que usufruam de discursos teóricos se não estiverem disponíveis para itinerância museológica; estando disponíveis, e podendo repetir-se em sessões ao vivo, com direito a visitas guiadas, e com o pau em riste e sem reticências, nada, nem ninguém, terá legitimidade para retirá-las do Mercado da Arte. E uma boa foda, nesse caso, poderia ser arrematada por dois milhões e duzentos e cinquenta euros a dose -e não seria para falar em especulação de preços. Mas aqui, parece-me, já estamos demasiado a misturar o cu com a feira de Castro...

jcb disse...

Quanto ao que diz o Luís, que um guisado lhe dá mais prazer que muitas obras de arte - bem, ninguém discute que os prazeres da tripa possam sobrevir e sobrepor-se à matéria cinzenta ou à bossa estética: mamar dois salpicões cozidos com couve galega não faz mal a ninguém, que se saiba (tirante o colesterol) - parece é um bocado abstrusa a comparação, como se fosse incompatível visitar uma exposição de pintura do Malevich a seguir a um bom repasto na Casa do Ferrador, nas Alturas...

LA disse...

Meu carissíssimo JCB, para mim, tudo que me excite os sentidos é arte! Se há arte para os olhos e para os ouvidos, porque é que não há de haver arte para a boca? Eu não sou comós porcos que comem tudo! Tudo que me passa pelos queixos é medido pelas tais gustativas que me mandam sinais iléctricos para o cérebro, onde as ondas são analisadas, e se chega à conclusão de que houve ou não houve arte no momento da cozinhadura! E esta arte é tão complexa e diversificada que é possível saber, sem ver, se se está diante de uma obra de arte da escola portuguesa, inglesa, chinesa, indiana, etc. E mesmo dentro dessas, pode-se saber de que região é proveniente a tal obra! Diga-me lá onde é que isto é possível nas outras artes? Por isso não me venha cá com cantigas de que os comeres são prazeres da tripa, são coisas altamente cerebrais, sofisticadas, culturais, artisticas, e que demoram muitos anos a serem apurados! Ou vocemesse julga que a receita das boas linguíças de Barroso nasceu assim numa meia-horita de inspiração, assim como quem faz um poema com as musas a ajudar? É preciso muita experimentação, muita arte! Temos que olhar para um cozido à portuguesa como uma obra de génios que é replicada todos os dias, como quem declama um soneto de Camões, umas vezes declama-se melhor, outras menos bem!
A foda, é arte para o tacto, só isso!
luis

jcb disse...

Meu caro Luís: não confundas tão deliberadamente o cu com a Feira de Castro. Claro que os prazeres da tripa podem ser altamente cerebrais; mas um poema, se é um poema verdadeiro e fica na história da literatura, não é coisa de «meia-horita de inspiração», com «as musas a ajudar»: ele necessariamente há-de inscrever-se, e relacionar-se, com séculos de história da literatura e do conhecimento… A foda ser «arte para o tacto», não apenas é falso como redutor: a verdadeira foda é arte para a multiplicidade de sentidos: mas a questão, mais uma vez, é se ela se circunscreve num universo privado que não permite «exposição» nem «confronto»: ou seja: bem podes foder em privado, com imensa arte e engenho – não venhas é solicitar que «o público», «a comunidade», te reconheçam o esforço salivar e seminal se nem dela têm conta nem proveito nem exemplo… Não confundas o «ser Arte» com o «saber-nos bem»; eu acredito que uma foda te saiba pela vida, mas não exijas que se reconheça como Arte uns amplexos que tu e a tua parceira da periferia de Londres cometem em segredo, num vão de esquina ou numa cama de pensão… Tás a ver? De resto, a Arte é mais que o «Belo real», considerado sem relacionamentos e sem interligações, e sem uma complexa teia de análises comparativas que incluem «uma História», gerações várias e exemplos múltiplos. O cozido à portuguesa sabe-te bem? Aproveita-o, digere-o e expele-o com dignidade numa sanita de pura loiça italiana: mas não exijas que reclamemos como Arte este teu desiderato de encheres a tripa de chouriça de farinha… Deixo-te, para que compreendas melhor um breve texto de Formey, do seu «Discurso Preliminar Acerca de La Historia de la Reflexión Sobre lo Bello» – embora de pouco te possa adiantar se acabaste de te sofisticar com dois pares de linguiças: «Ahora bien, un mismo objecto, sea el que sea, puede ser considerado individualmente, en sí mismo o en relación con otros. Cuando digo de una flor que es bella, o de un pez que es bello, qué pretendo decir? Si considero esta flor o este pez individualmente, no entiendo otra cosa sino que, entre las partes que los componen, orden, ensamblaje, simetría, relaciones – todos estos términos no designam más que diferentes maneras de considerar las mismas relaciones -; en este sentido, toda flor es bella y todo pez es bello; pero, qué tipo de bello? Del que yo denomino bello real.»

E um grande abraço, meu!

LA disse...

Mister JCB, eu não exijo absolutamente nada a ninguém, não me interessa absolutamente nada estas discussões sobre arte, o que é a arte, estou-me completamente a borrifar para isso, só entrei na conversa por brincadeira, eu não sei o que é arte nem me interessa, não dá para por a coisa numa equação e calcular a percentagem da tal arte, logo, não me interessa, isso é coisa para o entertenimento de filósofos e gajos da história de arte. É coisa em que nem nunca pensei nem me dou ao trabalho, aquilo que me interessa é o que me dá gozo. E como para mim a arte é puro gozo, além disso a palavra arte faz-me lembrar artesão, artesanato, artefacto, e como a boa comida me dá gozo, muito mais que a visão do urinól do Marcel Duchamp, para mim a gastronomia é arte, mas não o quero impingir a ninguém, sou um gajo muito passivo e não gosto de impor as minhas coisas a ninguém, os artistas que fiquem lá a mirar os urinóis, que eu fico na cozinha a malhar uns ossos do assoão!
Quanto á foda, não estás completamente certo, é claro que a vista e os ouvidos ajudam, mas um ceguinho e surdinho também se pode consolar, e bem, com uma foda bem dada, mais até que muitos que ouvem bem e que às vezes até comem demais com os olhos! A foda só ainda não foi elevada ao estatuto de arte fineca, porque como eu disse, ainda não há maneira de se reproduzir uma foda bem dada, porque quando se puder gravar digitalmente uma Foda Ciciolina, e depois essa coisa pudesse ser reproduzida numa máquina nos museus para o gozo do público, o pessoal até deixa de olhar tanto para os Picassos! Mas isto é só teoria, teorias de blog!
Quanto à arte, para acabar, eu nunca discuto arte, só a brincar, não acho que haja grande coisa a ser dita, e o que vejo por aí escrito, não me agrada!

jcb disse...

Luís, já percebi que não te interessa continuar a discutir um tema que te desinteressa. Respeito. Ponto final. Antes, apenas, duas notas: 1) sim, é bom que a palavra Arte nos faça lembrar «artesão, artesanato, artefacto» - é assim também que prefiro, na sua matriz, entendê-la, e estamos em absoluto acordo; 2) já quanto a dizeres que a Arte não te interessa porque «não dá para por a coisa numa equação e calcular a percentagem» - regressa o desacordo absoluto – permitindo-me recordar-te que o mamar uma chouriça de farinha com couve tronchuda ou cometer uma foda bem esgalhada dão no mesmo em termos de equações e cálculos de percentagens. Enfim, só para que a ilusão de que a Ciência é a sumidade que nos salva não acabe por te perder, que não mereces…

LA disse...

JCB, eu escrevo muito mal, até imagino que fiques enojado, mas eu não disse que queria meter a arte numa equação, eu referia-me à definição de arte, que mesmo dentro dos dos círculos dos entendidos, deve ter diferentes definições, parece-me uma coisa impossível! O que eu queria dizer é que não me meto em discussões que eu acho que não dão em nada, só me meto nisso, numa de brincadeira! Não me interessa definir arte, interessa-me a arte!
Quanto à ciência, não te preocupes, eu acho que as coisas mais interessantes deste mundo, são as que não são explicadas pelas ciências, ou seja, quase tudo! Incluindo a arte!

jcb disse...

Luís: um grande abraço pela amizade, já que andamos distantes (até ao Natal?), e outro por este reconecimento: sabes o quanto a Ciência me interessa, e o quanto acho que a Ciência é maltratada neste país, desde a escola; o quanto me incomoda que os meninos dos Aregos escolham quase todos as Artes, em vez de serem obrigados a estudar Física e Matemática, e que a Arte lhes pulse só depois, só depois de saberem os rudimentos das quântica e da estatística. Mas, sejamos claro, a Arte, a Filosofia, precedem a Ciência, e não teríamos hoje bolsas sobre microbiologia se não existissem, antes, inquitações artísticas e filosóficas que nos obrigassem a reflectir sobre a divisão celular ou as mitocôndrias. (A fogueira no Jeremias, de roda dum café de pote, parece-te bem?...)

LA disse...

Cada um escolhe o que quer, digo eu!
Estou a ver que vais ao norte, ainda bem!
Jeremias, claro, mas daqui ao Natal, vamos usando aqui a sala de chat do Cima!

jcb disse...

Belíssima sala de chat... Isto animou, o de Cima está de parabéns...

jcb disse...

LUÍS: talvez gostes de ler este texto, sobre um assunto muito caro ao Francisco e sobre o qual temos vindo a falar:
http://origemdasespecies.blogspot.com/2006/11/academia.html

jcb disse...

http://origemdasespecies.blogspot.com/2006/11/academia.html

LA disse...

Andas na moinice, a postar às 5 da matina! Pensei que trabalhavas muito!
Quanto ao Viegas, não diz nada de novo, e ainda se vem a armar que lê obras de divulgação, como se isso fosse uma grande coisa! Para perceber de ciência, são precisos anos de trabalho, não basta lêr 3 ou 4 livritos, escritos para o grande público!
Já se sabe que é muito mais fácil para um gajo das ciências compreender uma obra literária, e até um qualquer livro de um 4 ano de uma licenciatura em psicologia, sociologia, ou história, porque basta saber lêr!
Mas se um psicólogo pegar num livro de física do 1 ano, está fodido, não percebe nada, nem da primeira página!
Outra coisa que eu até já tinha falado aqui com o Cima, e que vem muito bem descrito no link que aparece na origemdasespecise:

http://info.med.yale.edu/therarad/summers/snow.htm

que diz que os gajos das ciências, a maioria lê muito pouca literatura, apesar de haver até alguns ciêntistas que escreveram boas obras literárias, como este autor, e os gajos das letras são ainda piores, porque além de desconhecerem as ciências, ainda fazem o favor, a eles próprios, de negarem a ciência!
Eu já tinha dito ao Cima que conheço alguns craques, gajos de nível mundial, muito bons especialistas cientistas, que não lêem um jornal, um livro, e não sabem nada de nada, apesar de serem umas sumidades nas suas áreas!
E isto não é só em Portugal, como diz o Viegas! É por isso que eu acho muita piada áquela coisa da cultura geral, de lêr e saber... Tá bem tá, se o pessoal soubesse a ignorância que anda na cabeça de alguns sábios... Isso é bom para os peneirentos de lisvoa, para se armarem que sabem tudo e são uns supra-sumos, quando na verdade, quando comparados com as sumidades mundiais, o que eles sabem é palha, palha para a exibição, de útil sabem pouco!

Anónimo disse...

Hey guys,

I'm from the better USA! and I think I found my new home

So, what does everyone think about the Olympics?

Anónimo disse...

megan fox sexy pictures, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187756]giantess megan fox[/url] magan fox sex tape
kim kardashan hardcore, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187768]kim kardshian video[/url] kim kardashian noah
tim mcgraw by taylor swift, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187772]taylor swift performing[/url] fearless taylor swift
hanna montana dress up, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187786]hannah montana shuttle[/url] hannah montana grown up
harry potter in car, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187792]harry potter and the goblet of fire cast[/url] what happens in the last harry potter book
cheapest cruises to alaska, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187798]tom cruise johnson island[/url] buenos aires to cape town cruise
hot justin bieber pics, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187812]justin bieber one time piano chord[/url] what does justin bieber eat for breakfast
britney spears bum, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187814]britney spears new boyfriend[/url] britney spears tape free
megin fox, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/175542]megan fox bmp[/url] megan fox striping

Anónimo disse...

Using an escort service providing agency's website, you can now book your girl after you choose her. Also, you can make the payment against her using the web itself.
Escort girls New York have surpassed all other escort girls out there with their A1 services.
All you have to do is to open the website of an escort agency, browse through the various escort categories and make your choice after going through the listed profiles.
The services provided by Bijou escorts are top notch. New York escort service are also offered to various clients.Bijou available are top class escorts, and you will soon forget about normal things in life and enter the world of love and fantasy. You must remember that using personal escort service is not like using normal intimate service and these are not just simple girls that you are dealing with. These are highly trained and qualified escort personnel's that are there to rejuvenate you dull and boring life. You will be surprised to find out that some of these girls are very well educated.
[url=http://bijouescorts.com]NY Escort[/url] In the last few years, the entire US industry has seen a drastic change - change that has represented more of growth. Girls who are hospitable and who have flair to serve people with the best fun services have been recruited by the New York escort agencies thus satiating every pleasure need of clients. With online presence of the New York agencies, it's been extremely easy for people like you to browse through the listed girls' profiles so as to find out which girl would be able to serve you better. When it comes to enjoying a session with a New York escort girl, a lot of things may come to your mind. Her physical beauty, area of specialization, capability of fulfilling fetishes, friendliness all may play a major role in letting you choose our girl accordingly. Most of the New York escorts agencies feature full information of girls' physical attributes, their hair color, sexual orientation, area of services and even of pricings. So, it's just a completely easy affair to know more about them on their website itself.

The services offered by the hottest and glamorous ladies of New York are often admired because of their truly sensual companionship. The services offered are of superior level and may vary with different providers. The booking process is very easy and user friendly with many viable payment options available.
http://bijouescorts.com The glamorous and the sexiest young escorts from New York are available in several varieties as desired by the clients. They have their own impressive style that explains a statement about their personality and high-end professionalism. You can take these girls as the most stimulating companion on any tour or social events and functions. The erotic ladies with beauty and glamour can offer a wide range of services especially for the clientele. Clients can enjoy peep shows, erotic dancing, twosome and threesome physical entertainment services, cam to cam erotica, live chat, massage services, etc.

Anónimo disse...

if you guys deal straits to scar [url=http://www.generic4you.com]viagra[/url] online you can do it at www.generic4you.com, the most trusted viagra pharmaceutics established on the side of generic drugs.
you can throw out into uncover drugs like [url=http://www.generic4you.com/Sildenafil_Citrate_Viagra-p2.html]viagra[/url], [url=http://www.generic4you.com/Tadalafil-p1.html]cialis[/url], [url=http://www.generic4you.com/VardenafilLevitra-p3.html]levitra[/url] and more at www.rxpillsmd.net, the pre-eminent [url=http://www.rxpillsmd.net]viagra[/url] the universe on the web. well another great [url=http://www.i-buy-viagra.com]viagra[/url] pharmacy you can find at www.i-buy-viagra.com

Anónimo disse...

So I bit the bullet -- bought myself a [url=http://www.ordio.com.au/products/Fatman-iTube-ValveDock-with-Speakers.html]Fatman iTube Dock[/url] and I am very glad to report that I made out like a bandit. I actually listened to one at a friend's house several months ago and just couldn't get that quality out of my head because it blew me away. I searched everywhere for a great deal and finally found it at [url=http://www.ordio.com.au]Ordio[/url] in Westfield Bondi Junction. I rang them first and asked every question I could think of and everything was answered to my satisfaction so I went ahead and bought it. Dispatch was very fast. Everything was as it should be. I'm pretty darn happy and I'm playing it right now. Not sure if they ship outside of Oz but you won't be sorry if they do.

Music to my ears...

Mickey

Anónimo disse...

Message73, http://www.arlo.net/massacree/ online viagra, uvmm7, http://www.arlo.net/fccgb/ buy viagra without prescription, xgmj8, http://www.arlo.net/fccgb/notes/ generic viagra, sqdk1, http://www.arlo.net/bytes/ cheap viagra, tack2, http://www.arlo.net/live/ viagra sale

Anónimo disse...

top [url=http://www.001casino.com/]casino[/url] hinder the latest [url=http://www.realcazinoz.com/]realcazinoz.com[/url] manumitted no store reward at the leading [url=http://www.baywatchcasino.com/]free casino
[/url].

Anónimo disse...


[url=http://ing4me.net/foro/index.php?action=profile][b]Cheap NHL Jerseys[/b][/url]
[url=http://www.drare.info/story.php?title=strategies-for-michael-kors-outlet-of-which-only-a-few-are-familiar-with][b]michael kors outlet[/b][/url]
[url=http://www.sitesping.com/story.php?title=advantages-to-graphite-vinyl-regarding-vehicles][b]Cheap NHL Jerseys[/b][/url]
[url=http://www.onbored.com/profile/movenovel4][b]Cheap NHL Jerseys[/b][/url]
[url=http://industriadelicores.web44.net/index.php?title=Effective-Approach-That-Is-Serving-All-Cheap-NHL-Jerseys-Supporters][b]Cheap NHL Jerseys[/b][/url]