terça-feira, novembro 15, 2005

A Beleza

Sou tão bela, ó mortais!, como um sonho de pedra,
E o meu seio, que foi o assassino de todos,
É feito pra inspirar ao poeta um amor
Sempre mudo e eterno, assim como a matéria.

Sentada no azul, esfinge incompreendida,
Com a brancura do cisne e um coração de neve,
Odeio o movimento que as linhas altera,
E assim como não choro também nunca rio.

Os poetas, face às minhas grandes atitudes,
Que pareço copiar de nobres monumentos,
Vão consumir a vida em austeros estudos;

Já que, pra fascinar esses dóceis amantes,
Tenho espelhos que tornam as coisas belas:
Meus grandes olhos, luz de claridade eterna!

Baudelaire & Heloisa Nau

10 comentários:

Anónimo disse...

???? Depois temos que falar sobre estas coisas!
luis

Anónimo disse...

oh luis este poema é o fim do mundo!!! Este é um dos autores que estudo em estética, e esta é uma das formas que baudelaire usa para ironizar com aqueles teóricos que defendem a existência do belo ou o ideal de beleza.Não resisti ao impulso. "Tenho espelhos que tornam as coisas belas:
Meus grandes olhos, luz de claridade eterna!" Mais nada!!!
Quando chegares cá podes chagar-me a paciência à vontade.

jcb disse...

Excelente, excelente... A tradução é da heloísa?

Anónimo disse...

Minha querida Heloisa, sabes que eu tenho um "ouvido" um bocado "duro" para a poesia! Eu pensei que a coisa era tua do do teu amigo Brudelaire! Por exemplo: "E o meu seio, que foi o assassino de todos" , e aquele tipo de frases que para mim sao altamente irritantes! Foi o assassino de quem, que todos, porque, como???? Nem quero saber de mais nada! "Sentada no azul"?? Mas que azul??? Nao quero saber nada deste gajo! A ideia do gajo ate pode ser boa, mas e para quem o perceba. Nao tenho paciencia para jogos de palavras.
luis

Isabela Figueiredo disse...

Eu não vim cá nem li o poema, que é para depois não me virem insultar! :)

Anónimo disse...

Isabelucha, ja compraste a vaselina?
luis

infinito disse...

Baudelaire disse um dia:

"Amar mulheres inteligentes é um prazer de pederasta".

Isabela Figueiredo disse...

Anonymous said...

Isabelucha, ja compraste a vaselina?
luis

11/16/2005 9:15 PM

Luís, uma coisa é brincar e outra é ser-se grosseiro, distinção que não me parece teres compreendido! Quando eu parar de brincar para começar a ser grosseira, quando ultrapassar essa fronteira, penso que terás justificação para usar comigo esse tipo de linguagem... Até lá, mantém-te comigo na brincadeira, porque eu não tenho outro objectivo!
(Nota: esta não é a resposta que mereces, apenas a que te concedo - disse conceder!)

Anónimo disse...

Isabelocas, grosseiro, eu?? Eu nao quero que tu sofras! Quiducha, eu nao tenho culpa de gostar de... Isabelina, vai la...
luis

Anónimo disse...

Isabela, reconheço que esteve bem!
Achei piada...

Baudelaire também disse:"O mais irritante no amor é que se trata do tipo de crime que exige um cúmplice."

A tradução não é da Heloisa!